Economia Opinião Política — 21 dezembro 2010

Dilma Rousseff (PT) já nomeou 30 ministros a maioria deles são do PT ou ligados ao partido, com as nomeações, também detém o controle da maior parte do orçamento da União.

Até o momento não existe nenhuma surpresa e os critérios (político e técnico) estabelecidos pela Presidenta na ampla maioria dos casos estão sendo cumpridos.

Com essa formação, a característica é a seguinte: Tanto a política, quanto a economia quem irá controlar será o PT.

Na política, as grandes relações institucionais e com o parlamento deverá ser conduzida por Antonio Palocci.

Na economia Miriam Belchior e Mantega coordenarão a política fiscal e de investimento do governo.

Quanto ao Banco Central, Alexandre Tombini é um técnico que tem proximidades políticas com Mantega, portanto, a tendência é que a política monetária não seja utilizada somente para combater a inflação.

A julgar pelo processo de transição de governo, Dilma interferirá muito mais na economia do que na política, embora, nenhuma ação política será exercida sem seu aval.

Mas como na política não existe espaço vazio, se destacará no governo Dilma quem mais conseguir aliar maior oferecimento de políticas públicas, com qualidade e eficiência ao menor custo para o erário público.

Share

(0) Readers Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>