Benefícios econômicos e ambientais da reciclagem

Conforme estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) o Brasil poderia economizar cerca de R$ 8 bilhões por ano se a sociedade reciclasse todos os resíduos que são encaminhados aos lixões e aterros. Atualmente, a economia gerada com a atividade de reciclagem varia de R$ 1,3 a 3 bilhões anualmente.

O levantamento realizou uma estimativa dos benefícios econômicos e ambientais gerados reciclagem. Para se chegar a essa cifra, foram comparados os custos evitados e as despesas atuais da reciclagem, bem como os custos intrínsecos e econômicos da coleta seletiva.

Além disso, o documento aponta estratégias e objetivos que podem ser alcançados com uma  política de pagamento por serviços ambientais urbanos : a elevação do nível de renda dos catadores, o estímulo à profissionalização e elevação da eficiência destes trabalhadores, o aumento da coleta de materiais específicos e prioritários e o incentivo às cooperativas. O estudo prevê ainda o apoio aos catadores não cooperados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>