Opinião Política — 25 agosto 2010

Candidatos como Romário, Marcelinho Carioca, Mulher Pêra, Maguila, Ronaldo Esper, Tiririca entre outros, representam que projeto político? Num primeiro momento pode parecer que representam somente eles mesmos.

Mas, concretamente, representam a banalização da política.

Talvez o eleitor mais desavisado, pode não entender e muito menos saber, que personagens como estes, podem até não se eleger, mas de fato, são “puxadores” de votos para que os verdadeiros políticos, os que representam os interesses mais escusos e inimagináveis sejam eleitos.

Votar nessas figuras, não representa um não aos políticos, representa a despolitização do sistema político brasileiro e sua banalização.

A eleição é apenas um dos momentos para se participar do processo político.

Até mesmo as propagandas da justiça eleitoral são completamente despolitizadas. Quando elegemos alguém, estamos sim delegando poderes, mas a população também tem o poder de tirar esse poder, um caso clássico, foi o impedimento de Fernando Collor.

Também não se pode banalizar que o(a) brasileiro(a) é sossegado(a), que não gosta de participar na política etc. A nossa história recente, nos mostra que a população tem vontade de lutar e participar, basta observar a nossa luta contra a ditadura, as diretas já, a lei do Ficha Limpa etc.

Portanto, quem quiser protestar contra a política brasileira tem outros meios e maneiras que não seja somente o voto e que não seja tão somente só, votar em pessoas desprovidas de conteúdo político e programático como simples puxadores de votos para que outros venham a defender interesses particulares e não coletivos.

Share

(0) Readers Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>